As transformações geradas pelo fenómeno da globalização, incrementado pelos recursos tecnológicos, provocam mudanças significativas na vida quotidiana, uma vez que possibilitam e incentivam as interacções entre seres humanos, até mesmo entre aqueles que se encontram geograficamente distantes e oriundos de diferentes culturas.
As tecnologias que num primeiro momento são utilizadas de forma separada – computador, telemóvel, Internet, Mp3, câmaras de filma e fotografar digitais – e caminham na direcção da convergência e da integração.
É o conjunto destas tecnologias que começa a afectar profundamente a educação. Esta sempre esteve e continua presa a lugares e tempos determinados: escola, salas de aula, calendário escolar, programas curriculares.
Há vinte anos, para aprender, a escola enquanto espaço físico era o local oficialmente estabelecido. E hoje? Continuamos, na maioria das situações, a ir ao mesmo lugar, obrigatoriamente, para aprender. Contudo, há mudanças, mas são pequenas, ínfimas, diante do peso da organização escolar como local e tempo fixos, programados, oficiais de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário